Muita gente já ouviu falar, mas uma quantidade ainda maior de pessoas tem apenas uma vaga ideia ou desconhece completamente o que é e como funciona uma assessoria de imprensa. Outras confundem as tarefas de um assessor de imprensa com as de um relações públicas ou, até mesmo, de um publicitário.
Apesar de todos esses profissionais compartilharem a mesma área de atuação (a comunicação), são atividades completamente diferentes. Mas, afinal, o que é uma assessoria de imprensa?
A função principal de uma assessoria de imprensa é facilitar o fluxo de informações entre os assessorados (clientes) e os diversos veÃculos de comunicação, fortalecendo o bom relacionamento entre ambas as partes, com o objetivo de conquistar mÃdia espontânea.
E, como o próprio nome diz, mÃdia espontânea é toda e qualquer publicação, pelos meios de comunicação (TVs, jornais, rádios, sites, portais, blogues, etc), que faça menção ao assessorado ou à sua marca, produto e empresa, com conteúdo de caráter editorial – ou seja, em forma de matérias ou reportagens.
Entendeu a diferença? Enquanto a publicidade trabalha a mÃdia de clientes com inserções e anúncios pagos, a assessoria de imprensa divulga as informações dos assessorados por meio dos press releases e sugestões de pautas, com vistas a conseguir publicações espontâneas, de interesse dos clientes, dentro do espaço editorial dos veÃculos de comunicação.
Esse mesmo conceito vale tanto para menções positivas, que valorizem a imagem do assessorado, quanto para o gerenciamento de publicações negativas durante momentos de crises envolvendo empresas, por exemplo.
O assessor de imprensa entrevista o assessorado, capta as informações que tenham relevância e interesse – tanto para o cliente quanto para a mÃdia -, redige e divulga o press release, enviando-o diretamente a repórteres, editores, produtores e outros profissionais da imprensa. Depois, entra em contato com cada veÃculo para reforçar a pauta e verificar a possibilidade de publicação.
Pode ainda organizar e conduzir entrevistas coletivas, promover a divulgação de eventos e contribuir para uma melhor performance do assessorado no relacionamento com a mÃdia, com o trabalho de media training, entre outras atividades.
A Práxis MÃdia conta com jornalistas especializados em assessoria de imprensa para atender você e sua empresa. Quer saber mais informações? Entre em contato com a gente!