No cenário de pandemia do novo CoronavÃrus, investir em assessoria de imprensa é fundamental para que as empresas mantenham a comunicação com seu público e também atende a expectativa de mais da metade da população.
Uma pesquisa divulgada na última segunda-feira (6 de abril) pela Edelman – empresa norte-americana de consultoria em relações públicas e marketing – revela que 53% dos brasileiros preferem que as empresas comuniquem suas ações durante a pandemia por meios consolidados, como jornal, TV e rádio. Depois, citam Facebook (49%), Instagram (46%) e o site da marca e o email, com 40% da preferência – o que demonstra que este é o momento para as marcas aparecerem e divulgarem como vêm enfrentando a situação.
Na consulta, a empresa ouviu 12 mil pessoas em 12 paÃses para avaliar a confiança nas marcas durante a epidemia da Covid-19. O perÃodo das entrevistas foi de 20 a 23 de março.
O que é possÃvel comunicar neste momento?
Com a pandemia, o seu negócio passou a disponibilizar um canal de vendas pelo WhatsApp com serviço de entregas? Informe a novidade à imprensa. Certamente, você manterá seus clientes e conquistará outros novos.
Sua empresa renegociou os salários com os funcionários, para continuar a mantê-los empregados, ajudou-os a equipar o home office e passou a se responsabilizar pela conta de telefonia, enquanto durar o trabalho remoto? Divulgue ao seu público, via assessoria de imprensa, o qual, provavelmente, irá gostar de sua atitude como empresário. A pauta ainda pode chamar a atenção de editores de economia dos diversos veÃculos.
As possibilidades de comunicação são inúmeras, numa situação como a que estamos vivenciando, basta contar com o trabalho do jornalista especializado em assessoria de imprensa. Cabe a este profissional analisar as mudanças implementadas em seu negócio, em tempos de isolamento, e o que deve ser divulgado aos veÃculos. Depois de levantar todas as informações, ele produzirá pautas especÃficas e enviará à s diversas redações (Rádio, TV, jornais e portais), reforçando a importância do assunto divulgado em nome de sua empresa.
O mais importante é garantir que todas as novidades e mudanças cheguem ao conhecimento de seu público e de seus clientes, para que a imagem do seu negócio se mantenha viva em meio a qualquer situação.